"O surgimento do e-Learning como um novo cenário de utilização das
tecnologias na educação e formação tem sido acompanhado de alguma discussão em
torno da amplitude dopróprio conceito de e-learning. Os conceitos identificados
na bibliografia e as perspectivas defendidas e praticadas são muito
diferenciadas. Em alguns casos, o elemento da tecnologia, ou seja o elemento
“electrónico”, o “E”, parece ser o mais valorizado na definição do conceito. Em
outros
casos, é o elemento “Learning” que mais parece ressaltar das definições, com as
suas implicações em termos de aspectos como sejam a comunicação e a
interactividade associada a situações de e-learning.
A introdução de nova terminologia
e de novos conceitos, apenas se justifica se estes se reportarem a uma nova
realidade, até então inexistente. O conceito de e-learning engloba elementos de
inovação e distinção em relação a outras modalidades de utilização das tecnologias
na educação e apresenta um potencial acrescido em relação a essas mesmas modalidades.
Nesta perspectiva, do ponto de vista da tecnologia, o e-learning está intrinsecamente
associado à Internet e ao serviço WWW, pelo potencial daí decorrente em termos de
facilidade de acesso à informação independentemente do momento temporal e do
espaço físico, pela facilidade de rápida publicação, distribuição e
actualização de conteúdos, pela diversidade de ferramentas e serviços de
comunicação e colaboração entre todos os intervenientes no processo de
ensino-aprendizagem e pela possibilidade de desenvolvimento de “hipermédia
colaborativos” de suporte à aprendizagem."
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/2896/1/06MariaGomes.pdf
Deverias colocar aspas onde é devido e referenciar as páginas.
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