Hoje vou falar do modelo ACTIONS proposto por Tony Bates. Em que consiste o modelo e porquê a terminologia? Dêem uma espreitadela...
O modelo ACTIONS, proposto por Tony Bates, centra-se na utilização eficaz das tecnologias em EaD, ajudando a decidir qual a tecnologia a usar em função do ensino e aprendizagem que se deseja proporcionar, sendo que o contexto será também importante na sua escolha e uso.
Este modelo é traduzido pelo acrónimo ACTIONS, que indica o seguinte:
A - Access
Qual a facilidade de acesso a uma tecnologia em particular? É flexível para um determinado grupo? Qual o grau de flexibilidade para os aprendizes?
C - Cost
Qual a estrutura de custos de cada tecnologia aplicada? Qual o custo por cada estudante?
T - Teaching and Learning
Que tipos de aprendizagem são necessários? Quais as abodagens didácticas a implementar? Que tecnologias são as mais adequadas para atingir os objectivos de ensino-aprendizagem? Que competências desenvolvem as tecnologias?
I - Interactivity and User-friendliness
Que espécie de interacção permite a tecnologia (síncrona ou assíncrona)? Qual a facilidade de utilização para o aprendiz?
O - Organizational Issues
Quais os factores organizacionais a ter em conta para o sucesso das tecnologias aplicadas? Que mudanças é necessário efectuar?
N - Novelty
Qual o grau de maturidade da tecnologia? Qual o grau de contribuição para a renovação dos processos?
S - Speed
Com que rapidez se podem implementar cusos e preparar disciplinas? Qual a rapidez de alteração e actualização dos materiais didácticos?
O vídeo abaixo apresentado traz conselhos e conceitos fundamentais para os educadores que desejem se integrar ao mundo da tecnologia educacional e as possibilidades de seu uso na escola e a distância.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_k9rwPyH3NI
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