terça-feira, 3 de julho de 2012

Ferramentas Web 2.0


O acesso à informação alterou-se com o aparecimento da World Wide Web. A forma como se passou a aceder à comunicação, como se preparam aulas, como se planeiam viagens, tudo se passou a realizar de outra forma, até mesmo a comunicação com os outros. No início, a Web foi desenvolvida para ser um repositório de informação a partilhar por várias pessoas em locais diferentes e distintos, segundo Bernerslee et al (1994), sendo este o conceito-chave. Esta ideia tornou-se muito popular e contribuiu para a partilha de ideias. Assim, o sucesso desta iniciativa superou qualquer expectativa Lévy (1997,2000).

Tim O´Reilly (2004) é reconhecido por designar uma nova geração de serviços Web em que o uyilizador é, também ele um produtor de conteúdos.

Inicialmente, a Web era um texto com hiperligações a que se associaram imagens, som e, mais tarde, o vídeo. Com o surgimento da Web 2.0 a facilidade da publicação "online" e o acesso à informação tornou-se uma realidade (Carvalho, 2005).

A Web passa a ser vista como uma plataforma em que tudo está acessível e em que a facilidade de publicar informação não está dependente de páginas pessoais, nem de alojamento. Assim, surgem as redes sociais com uma pré-definição de caminhos e direcções estabelecidas, mas com uma grande agilidade na divulgação dos conteúdos (Carvalho, 2005).

Esta nova fase da Web torna-se um estímulo para professores e alunos pois, através das suas interacções, permite a divulgação de trabalhos ou projectos Rchardson, (2006). Os vídeos em sites como o "you tube", os ficheiros no Google docs, entre outros, passam a poder estar armazenados "online" e, num instante, temos acesso a esse mesmo conhecimento (Carvalho, 2008).

A translação para as práticas lectivas é uma mais-valia que podemos confirmar com uma vasta lista de "software" gratuito e disponível na Web. O "cmaps" é um programa que possibilita aos utilizadores escrever os conceitos principais e colocá-los, sucessivamente, numa pequena forma, dando rapidamente uma mostra das ideias principais de um determinado assunto.

O "photo story" apesar de pertencer à Microsoft é um software gratuito que permite ao utilizador a possibilidade de trabalhar com imagens, texto e som, simultaneamente, com a finalidade de montar um vídeo. Este, quando terminado, pode ser publicado na internet.


A título de exemplo consultem o seguinte link:

http://munckjr.blogspot.pt/2008/04/photostory-portugus.html


CARVALHO, Ana Amélia; (2008). Manual de Ferramentas Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação/ DGIDC

1 comentário:

  1. Andreia:
    Referes alguns autores como se fosse fontes primárias, ou seja, como se os tivesses consultado diretamente. Se assim foi, deves incluir as referências bibliográficas. Se estamos perante citações e referências secundárias, em que os autores são citados ou referenciados em outra obra, isso deve estar claro. Neste casos coloca-se algo como "... citado por..."

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