quinta-feira, 5 de julho de 2012

e-Learning, b-Learning e m-Learning






O conceito de e-Learning nem sempre é visto na mesma perspectiva (Gomes, 2005). Enquanto uns valorizam mais a tecnologia associando o elemento “E” ao “electrónico” outros dão mais ênfase ao elemento “Learning”. Do ponto de vista da tecnologia, o e-learning está intimamente ligado à Internet e ao serviço WWW, uma vez que estes permitem o acesso à informação independentemente do espaço geográfico. Disponibilizam de forma célere e actualizada, conteúdos e permitem uma interacção rápida, eficaz e económica. Permitem ainda a construção de conhecimento desenvolvido de forma colaborativa através de documentos multimédia na Web. Mas o uso por si só da Internet e dos serviços WWW para apoiar a aprendizagem não deve ser entendido como um cenário de e-Learning uma vez que este conceito deve estar centrado na aprendizagem. Assim, do ponto de vista tecnológico está associado à Internet e serviços de publicação de informação e de comunicação e do ponto de vista pedagógico pressupõe interacção entre professor/aluno e por vezes aluno/aluno fomentando o desenvolvimento de aprendizagens de forma colaborativa (Gomes, 2005).

O e-Learning tem um grande potencial em cenários de aprendizagem baseados na “Exploração de uma imensa quantidade e diversidade de recursos disponíveis na Internet, na partilha de Experiências entre todos os participantes, no Envolvimento decorrente da participação numa comunidade de aprendizagem no espaço virtual, numa perspectiva Empreendorista do papel do aluno, tudo isto facilitado por uma relação (metaforicamente) Empática com a utilização da Web enquanto tecnologia de suporte (…)” (Gomes, 2005:p.235). Assim, Gomes em comunhão com outros autores entende que o significado do “E” de e-Learning, está mais próximo do “E” de “Extendend Learning” do que de “Electronic Learning”.

O conceito de e-Learning é confundido por vezes com o conceito educação a distância (EaD) contudo ele é apenas um dos modelos da EaD.

Por vezes é necessário articular as actividades em regime presencial e on-line dada a natureza de algumas actividades só poderem ser realizadas de forma presencial, por exemplo actividades desenvolvidas com recurso a laboratórios. Estamos assim perante um modelo de formação misto designado de blended-Learning (b-learning) (Gomes, 2005).

                O b-learning (blended learning), conhecido como a formação mista ou modelo misto de aprendizagem ou ainda , formação combinada ou aprendizagem híbrida.

  É um conceito que terá surgido por volta do ano 2000.  O termo blended aparece “depois de considerar as alternativas disponíveis à condução de formação (em sala/presencial, CD-ROM, Internet com largura de banda reduzida, Internet com acesso de banda larga, etc.), sugere que a melhor alternativa seria optar por uma solução mista (blended solution, no original).” Este método de ensino a distância vem associar o e-learning ao ensino presencial. Isto é, “tirar o máximo partido do melhor que o ensino presencial e a distância oferecem ao aluno”. Em síntese, o b-learning é o sistema que configura um bom “casamento” entre os métodos da escola actual com os sistemas de ensino a distância e apresenta fortes potencialidades para um futuro próximo .

O m-Learning é mais um modelo de EaD, caracterizado pelo uso de dispositivos móveis no ensino/aprendizagem. A evolução da tecnologia, em particular, dos dispositivos móveis e a rápida e elevada adesão a estes levou ao aparecimento deste modelo. Este é mais um conceito que é entendido de diferentes perspectivas. Há autores que vêm o m-Learning como sendo a mediatização de conteúdos de aprendizagem através de dispositivos móveis (telemóveis, PDA, leitores de MP3, tec..). Outros definem o conceito m_Learning com base nas tecnologias que possibilitam a aprendizagem .
Referências:

  • Bibliografia citada:

  • Gomes, M. (2005). e-Learning: Reflexões em torno do conceito. Consultado em Julho, 4, 2012, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/2896
  • Moura, A. & Carvalho A. (2010). Enquadramento teórico para a integração de tecnologias móveis em contexto educativo Consultado em Julho, 4, 2012, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11140








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