O conceito de e-Learning nem sempre é visto na mesma perspectiva (Gomes,
2005). Enquanto uns valorizam mais a tecnologia associando o elemento “E” ao
“electrónico” outros dão mais ênfase ao elemento “Learning”. Do ponto de vista
da tecnologia, o e-learning está intimamente ligado à Internet e ao serviço
WWW, uma vez que estes permitem o acesso à informação independentemente do
espaço geográfico. Disponibilizam de forma célere e actualizada, conteúdos e
permitem uma interacção rápida, eficaz e económica. Permitem ainda a construção
de conhecimento desenvolvido de forma colaborativa através de documentos
multimédia na Web. Mas o uso por si só da Internet e dos serviços WWW para
apoiar a aprendizagem não deve ser entendido como um cenário de e-Learning uma
vez que este conceito deve estar centrado na aprendizagem. Assim, do ponto de
vista tecnológico está associado à Internet e serviços de publicação de
informação e de comunicação e do ponto de vista pedagógico pressupõe interacção
entre professor/aluno e por vezes aluno/aluno fomentando o desenvolvimento de
aprendizagens de forma colaborativa (Gomes, 2005).
O e-Learning tem um grande potencial em cenários de aprendizagem baseados
na “Exploração de uma imensa quantidade e diversidade de recursos disponíveis
na Internet, na partilha de Experiências entre todos os participantes, no
Envolvimento decorrente da participação numa comunidade de aprendizagem no
espaço virtual, numa perspectiva Empreendorista do papel do aluno, tudo isto
facilitado por uma relação (metaforicamente) Empática com a utilização da Web
enquanto tecnologia de suporte (…)” (Gomes, 2005:p.235). Assim, Gomes em
comunhão com outros autores entende que o significado do “E” de e-Learning,
está mais próximo do “E” de “Extendend Learning” do que de “Electronic
Learning”.
O conceito de
e-Learning é confundido por vezes com o conceito educação a distância (EaD)
contudo ele é apenas um dos modelos da EaD.
Por vezes é
necessário articular as actividades em regime presencial e on-line dada a
natureza de algumas actividades só poderem ser realizadas de forma presencial,
por exemplo actividades desenvolvidas com recurso a laboratórios. Estamos assim
perante um modelo de formação misto designado de blended-Learning (b-learning)
(Gomes, 2005).
O b-learning (blended learning),
conhecido como a formação mista ou modelo misto de aprendizagem ou ainda ,
formação combinada ou aprendizagem híbrida.
É um conceito que terá surgido
por volta do ano 2000. O termo blended
aparece “depois de considerar as alternativas disponíveis à condução de
formação (em sala/presencial, CD-ROM, Internet com largura de banda reduzida,
Internet com acesso de banda larga, etc.), sugere que a melhor alternativa
seria optar por uma solução mista (blended solution, no original).” Este método
de ensino a distância vem associar o e-learning ao ensino presencial. Isto é,
“tirar o máximo partido do melhor que o ensino presencial e a distância
oferecem ao aluno”. Em síntese, o b-learning é o sistema que configura um bom “casamento”
entre os métodos da escola actual com os sistemas de ensino a distância e
apresenta fortes potencialidades para um futuro próximo .
O m-Learning é mais um modelo de EaD, caracterizado pelo uso de
dispositivos móveis no ensino/aprendizagem. A evolução da tecnologia, em
particular, dos dispositivos móveis e a rápida e elevada adesão a estes levou
ao aparecimento deste modelo. Este é mais um conceito que é entendido de
diferentes perspectivas. Há autores que vêm o m-Learning como sendo a
mediatização de conteúdos de aprendizagem através de dispositivos móveis
(telemóveis, PDA, leitores de MP3, tec..). Outros definem o conceito m_Learning
com base nas tecnologias que possibilitam a aprendizagem .
Referências:
- Texto extraído de: http://aaprenderadistancia.blogspot.pt/2011/01/e-learning-b-learning-e-m-learning.html
- Bibliografia citada:
- Gomes, M. (2005). e-Learning: Reflexões em torno do conceito. Consultado em Julho, 4, 2012, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/2896
- Moura, A. & Carvalho A. (2010). Enquadramento teórico para a integração de tecnologias móveis em contexto educativo Consultado em Julho, 4, 2012, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11140
Andreia: deverias identificar melhor, no corpo do "post", as citações.
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