terça-feira, 3 de julho de 2012

Educação à distância



A Educação à distância é baseada na separação física e temporal dos estudantes e dos professores. Este termo foi utilizado, pela primeira vez, no séc. XX.

Garrison (1985) considera três gerações de educação à distância. A primeira geração tecnológica de educação à distância iniciou-se com ensino por correspondência, aliando à palavra impressa a possibilidade de um meio de comunicação bidireccional de que são exemplo os serviços postais; a segunda, com o recurso a tecnologias de comunicação electrónica, tais como, o telefone, áudio e vídeo; a terceira geração tecnológica considerada por Garrison (1985) baseia-se nas possibilidades de interacção com o computador. O surgimento de uma quarta geração Gomes, (2003, 2004) prende-se com os sistemas de informação, publicação e acesso à informação e dos serviços de comunicação em rede, associados à internet e ao Worl Wide Web.
A partir dos anos 80, criam-se normas europeias sobre redes e programas de educação à distância. A comunicação mediada por um computador necessita de um computador, de internet, de participantes e de uma plataforma.

Os computadores oferecem novas características no processo de comunicação. Assim, pode-se dizer que a comunicação se processa de uma forma multidireccional, com rapidez e abrangência, existindo uma maior interacção entre participantes e uma maior disponibilidade de recursos materiais. Os computadores permitem uma maior variedade de ferramentas e anonimato. A comunicação com o uso da internet pode ser feita de uma forma síncrona ou assíncrona, ou seja, pode-se contar com a presença dos professores e dos alunos ou com a presença de ambos e ser realizada em tempos diferentes.

A educação à distância caracteriza-se por permitir aos formandos a possibilidade de aceder a material pedagógico centrado nos domínios da utilização das tecnologias.


 Texto retirado de:

http://carlosbras.no.sapo.pt/Sobre_mim__/Art_/e-learning_o_estado_da_arte.pdf
Referências:

http://www.youtube.com/watch?v=pH1tsr069MM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Zn4mhAulPzo&feature=related

1 comentário:

  1. Andreia:
    Faltam as referências bibliográficas que citas e/ou referencias no texto. Também fiquei com dúvidas sobre a afirmação "Este termo [educação a distância] foi utilizado, pela primeira vez, no século XX". Tens a referência em que te baseaste?
    Abç

    ResponderEliminar