quinta-feira, 5 de julho de 2012

A evolução tecnológica e a EAD


O desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação provocou mudanças na evolução da EAD. Essa evolução tecnológica da qual a EAD faz parte pode ser dividida em fases cronológicas.
• A primeira ocorreu até a década de 1960; foi chamada de geração textual e utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios.
• A segunda ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980; foi chamada de geração analógica e utilizou como suporte em textos impressos complementados por
RECURSOS TECNOLÓGICOS AUDIOVISUAIS.

• A terceira, e atual, é a geração digital; utiliza o suporte de recursos tecnológicos modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação e de fácil acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet.


Gerações de EAD

O desenvolvimento da EAD pode ser dividido em cinco gerações, de acordo com as tecnologias utilizadas:



O uso combinado desses dois tipos de tecnologias educacionais em cursos de EAD é interessante, porque assegura maior possibilidade de atingir os diferentes tipos de público. No caso do Brasil, um país com dimensões continentais, é imprescindível que sejam utilizados os vários tipos de tecnologias, para assegurar o acesso de maior número possível de pessoas aos cursos de EAD.


Característica
Tecnologia e mídia utilizadas
Objetivos pedagógicos
Métodos pedagógicos
1ª geração –
1880
Imprensa e Correios.
Atingir alunos desfavorecidos socialmente, especialmente as mulheres.
Guias de estudo, auto-avaliação, material entregue nas residências.
2ª geração –
1921
Difusão de rádio e TV.
Apresentação de informações aos alunos, a distância.
Programas teletransmitidos e pacotes didáticos (todo o material referente ao curso é entregue ao aluno pelos correios ou pessoalmente).
3ª geração –
1970
Universidades Abertas.
Oferecer ensino de qualidade com custo reduzido para alunos não universitários.
Orientação face a face, quando ocorrem encontros presenciais.
4ª geração –
1980
Teleconferências por áudio, vídeo e computador.
Direcionado a pessoas que aprendem sozinhas, geralmente estudando em casa.
Interação em tempo real de aluno com aluno e instrutores a distância.
5ª geração –
2000
Aulas virtuais baseadas no computador e na internet.
Alunos planejam, organizam e implementam seus estudos por si mesmos.
Métodos CONSTRUTIVISTAS de aprendizado em colaboração.


Referência bibliográfica:

MOORE, M. G.; KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth Publishing Company, 1996. Tradução, 2005.

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