O desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação provocou mudanças na evolução da EAD. Essa evolução tecnológica da qual a EAD faz parte pode ser dividida em fases cronológicas.
• A primeira ocorreu até a década de 1960; foi chamada de geração textual e utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios.
• A segunda ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980; foi chamada de geração analógica e utilizou como suporte em textos impressos complementados por
RECURSOS TECNOLÓGICOS AUDIOVISUAIS.
• A terceira, e atual, é a geração digital; utiliza o suporte de recursos tecnológicos modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação e de fácil acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet.
Gerações de EAD
O desenvolvimento da EAD pode ser dividido em cinco gerações, de acordo com as tecnologias utilizadas:
O uso
combinado desses dois tipos de tecnologias educacionais em cursos de EAD é
interessante, porque assegura maior possibilidade de atingir os diferentes
tipos de público. No caso do Brasil, um país com dimensões continentais, é
imprescindível que sejam utilizados os vários tipos de tecnologias, para
assegurar o acesso de maior número possível de pessoas aos cursos de EAD.
Característica
|
Tecnologia e
mídia utilizadas
|
Objetivos
pedagógicos
|
Métodos
pedagógicos
|
1ª geração
–
1880
|
Imprensa e Correios.
|
Atingir
alunos desfavorecidos socialmente, especialmente as mulheres.
|
Guias de
estudo, auto-avaliação, material entregue nas residências.
|
2ª geração
–
1921
|
Difusão de
rádio e TV.
|
Apresentação
de informações aos alunos, a distância.
|
Programas
teletransmitidos e pacotes didáticos (todo o material referente ao curso é
entregue ao aluno pelos correios ou pessoalmente).
|
3ª geração
–
1970
|
Universidades
Abertas.
|
Oferecer
ensino de qualidade com custo reduzido para alunos não universitários.
|
Orientação
face a face, quando ocorrem encontros presenciais.
|
4ª geração
–
1980
|
Teleconferências
por áudio, vídeo e computador.
|
Direcionado
a pessoas que aprendem sozinhas, geralmente estudando em casa.
|
Interação
em tempo real de aluno com aluno e instrutores a distância.
|
5ª geração
–
2000
|
Aulas
virtuais baseadas no computador e na internet.
|
Alunos
planejam, organizam e implementam seus estudos por si mesmos.
|
Métodos CONSTRUTIVISTAS
de
aprendizado em colaboração.
|
Referência bibliográfica:
MOORE, M. G.; KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth Publishing Company, 1996. Tradução, 2005.
Sem comentários:
Enviar um comentário