Segundo
Garrison (1985) apud Gomes (2008, p.183), o que caracteriza as gerações de
inovação tecnológica ou os modelos de educação a distância é a articulação
entre a evolução das tecnologias de informação e comunicação e o
desenvolvimento de diferentes abordagens pedagógicas em ambientes de educação e
de formação não presencial.
Seguem abaixo, em síntese,
algumas características das gerações:
1ª Geração (a partir de) 1833: Ensino por correspondência- Tecnologia
predominante de suporte à comunicação: correio postal.
2ª Geração (a partir de) 1970s: Tele-ensino. Tecnologia
predominante de suporte à comunicação: telefone.
3ª Geração (a partir de) 1985: Multimédia interactivo. Tecnologia
predominante de suporte à comunicação: correio electrónico.
4ª Geração ou geração de aprendizagem em rede (a partir de 1994):
E-learning. Tecnologias predominantes de suporte à comunicação: correio
eletrónico, fóruns eletrónicos, "chats", videoconferência, blogs,
wikis...
5ª Geração (a partir de) 2004: Mobile-learning. Tecnologias
predominantes de suporte à comunicação: correio eletrónico, fóruns eletrónicos,
chats, videoconferência, Small message systems (SMS), Instant messangers (IM),
podcasts...
6ª Geração: Avatares
Em 2003, a empresa Linden
Research Inc. disponibiliza um serviço que intitulou de "Second
Life", o qual nos oferece a possibilidade de construirmos personagens e
mundos virtuais com existência na web, trata-se dos avatares, que possuem
características humanas e sobre-humanas que lhes permitem, por exemplo,
deslocarem-se por voo ou tele-transporte. No entanto, em contextos educacionais,
ainda há poucos estudos sobre essa tecnologia, que poderá condicionar o ensino
a distância para uma 6ª geração.
Referências:
·
Gomes (2008). Revista portuguesa de pedagogia,
42-2, pp. 181-202.
·
Ana Calas, Andreia Cunha & Kelly Mesquita
(2012). Educação a distância: marcos temporais. (Trabalho apresentado em Ead)
Aqui ficam as perspectivas de
autores importantes na Ead acerca das gerações de inovação tecnológica no
ensino a distância!
Referências:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/496/1/MariaJoaoGomes.pdf
Referências: http://www.youtube.com/watch?v=sfTHJTuEDz0
Sem comentários:
Enviar um comentário