quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gerações de inovação tecnológica no ensino


Segundo Garrison (1985) apud Gomes (2008, p.183), o que caracteriza as gerações de inovação tecnológica ou os modelos de educação a distância é a articulação entre a evolução das tecnologias de informação e comunicação e o desenvolvimento de diferentes abordagens pedagógicas em ambientes de educação e de formação não presencial.
Seguem abaixo, em síntese, algumas características das gerações:

1ª Geração (a partir de) 1833: Ensino por correspondência- Tecnologia predominante de suporte à comunicação: correio postal.
2ª Geração (a partir de) 1970s: Tele-ensino. Tecnologia predominante de suporte à comunicação: telefone.
3ª Geração (a partir de) 1985: Multimédia interactivo. Tecnologia predominante de suporte à comunicação: correio electrónico.
4ª Geração ou geração de aprendizagem em rede (a partir de 1994): E-learning. Tecnologias predominantes de suporte à comunicação: correio eletrónico, fóruns eletrónicos, "chats", videoconferência, blogs, wikis...
5ª Geração (a partir de) 2004: Mobile-learning. Tecnologias predominantes de suporte à comunicação: correio eletrónico, fóruns eletrónicos, chats, videoconferência, Small message systems (SMS), Instant messangers (IM), podcasts...
6ª Geração: Avatares
Em 2003, a empresa Linden Research Inc. disponibiliza um serviço que intitulou de "Second Life", o qual nos oferece a possibilidade de construirmos personagens e mundos virtuais com existência na web, trata-se dos avatares, que possuem características humanas e sobre-humanas que lhes permitem, por exemplo, deslocarem-se por voo ou tele-transporte. No entanto, em contextos educacionais, ainda há poucos estudos sobre essa tecnologia, que poderá condicionar o ensino a distância para uma 6ª geração.
Referências:
·         Gomes (2008). Revista portuguesa de pedagogia, 42-2, pp. 181-202.
·         Ana Calas, Andreia Cunha & Kelly Mesquita (2012). Educação a distância: marcos temporais. (Trabalho apresentado em Ead)
Aqui ficam as perspectivas de autores importantes na Ead acerca das gerações de inovação tecnológica no ensino a distância!


Referências:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/496/1/MariaJoaoGomes.pdf


E também um pequeno video acerca desta temática!!



Sem comentários:

Enviar um comentário